Não vos conformeis com esse mundo


Não se muda uma nação confiando em homens, mas, sim, com a renovação da mente pela palavra do evangelho

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.2).

Há dois mil anos, Deus veio em carne trazer uma nova consciência aos seres humanos. Ele plantou no coração dos homens uma semente que tem frutificado de geração em geração, mas, que, infelizmente, está cada vez mais escassa: o amor.

Os ensinamentos de Cristo transformaram e continuam transformando – em menor escala, é verdade – o caráter de homens e mulheres que acreditam que as Suas palavras são espírito e vida. Vemos muitas pessoas depositando a sua fé e esperança em homens. Mas, como está escrito: 

“Maldito o homem que confia no homem (...)” (Jeremias 17.5). 

Mais adiante no versículo 9, o profeta Jeremias declara que o nosso coração é enganoso. Todo esse alerta é para que a nossa confiança esteja somente em Deus.

O papel da igreja numa sociedade é orar por todos aqueles que estão investidos de autoridade, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade “porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador” (1 Timóteo 2.2-3).

O apóstolo Paulo exortou aos Romanos para que não se conformassem com esse mundo, mas que fossem transformados pela renovação de suas mentes

Sabendo que o assunto de Paulo em todas as suas cartas era o evangelho, compreendemos, então, que ele se referia a tudo o que Jesus ensinou. 

Logo, não é confiando em homens que poderemos mudar uma nação. É com a renovação do entendimento que se tem a respeito de si e dos outros.

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Coríntios 13.4-7).

Não deixe o amor se acabar por causa de opiniões divergentes. Cultive o respeito a todos que forem contrários ao que você pensa. Amanhã você pode precisar do seu irmão que hoje está sendo julgado por causa das preferências dele. Seja Cristo. Ame.

Ouça "Que se abram os céus - Nívea Soares e Ana Paula Valadão":


♫ Que os céus fechados se abram / Teu reino venha mover / A nossa fé e esperança estão em Deus, Grande Deus 

Comentários